Ana Carolina Campos Almeida
2021
A partir de meu trabalho de mestrado e doutorado na associação de mulheres da Casa das Rendeiras em Ilha Grande, Piauí, Brasil,pude perceber alguns entrelaçamentos de linhas nas mãos dessas mulheres rendeiras de bilros. Gestos, cores, sons. Emminha tese “A vida das rendas de bilros”,busquei como os materiais, o gestual de entrelaçar fiose as mãos das rendeiras com as linhas de algodão geram uma superfície de renda de bilros. São as formas que as linhas assumem, pelos gestos, e os desenhos desses movimentosda feitura das rendas de bilrospelasmãos das rendeiras.As fotos que trago aqui são de alguns momentos de minha pesquisa. Por exemplo, rendas de meu acervo, que as trago coma intenção de mostrar diferentes formas e cores de rendas de bilros[essas fotos foram tiradas por Alexsânder Nakaóka]. Outras fotos intentam dar a conhecer o tempo, a memória e os materiais de umprecioso caderno de renda de bilrosque encontrei em um armário, na Casa das Rendeiras, em uma de minhas pesquisas de campo.E ainda há imagens de um álbum que fiz a partir das fotos dessecaderno de rendas.São montagens com intenção de enfatizar os materiais em contato nesse caderno
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