Vislumbres | Traços | Sombras | Ruídos | Lapsos | Conexão | Composição-montagem | Camadas

Sobre

What do walking, weaving, observing, singing, storytelling, drawing and writing have in common? The answer is that they all proceed along lines of one kind or another.

(Ingold, T, Introduction. Lines. A Brief History, Routledge, 2007)

[O que andar, costurar, observar, cantar, narrar, desenhar e escrever têm em comum? A resposta é que todas elas se fazem com linhas de um tipo ou de outro.]

Grafia em linha é um arquivo digital, um ambiente habitado por um conjunto de pesquisadores que nele se reconheça e faz circular as suas atividades científicas-estéticas a outros, com o convite aberto para novas contribuições. 

Grafia é substantivo no nome La’Grima – Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem -, que abriga os pesquisadores que compuseram coletivamente esta plataforma, cuja proposta é desenvolver trabalhos que trazem grafias como modos de inscrição, expressão e evocação, como traços, rastros, composições entre palavras e imagens em suas mais diferentes formas (desenhos, fotografias, vídeos, gestos, objetos, bordados, performances, músicas, etc). Grafia também nos leva à descrição enquanto desafio – o desafio de Ingold naquele dado lançado: o de reunir Antropologia e Etnografia no neologismo Antropografia.

Ao traduzir a pesquisa de campo antropológica como uma “educação da atenção” do mundo que habitamos – aprender com as pessoas, como vêem, ouvem e sentem as coisas – e como documentação de vida, concepções, relações e tempo dos que nos hospedam, Tim Ingold também reafirma o suposto intrínseco à antropologia, isto é, o vínculo necessário com outros modos de conhecimento. O duplo compromisso da Antropologia e da Etnografia, assim reunidas, reata a descrição e a análise de mundos, os quais, ainda conforme Ingold, seriam mundos não classificados nem classificáveis, mas narrados e narráveis.

Grafia em linha pretende-se atos de encontros de pesquisas e composições, em que o modo de conhecer se dá pela imaginação e experimentação – relacionar ordens distintas de realidade; buscar o conhecimento social implícito, o mistério entre as coisas (Baudelaire); pôr em movimento; tornar vivo; dobrar e desdobrar-se. 

Inspirado naquele encontro com os surfistas de que fala Deleuze, o convite é o de habitar as dobras – aqui, as dobras das grafias. 

Equipe editorial:

 

Coordenação:

Suely Kofes

Fabiana Bruno

Comissão Editorial e Científica: 

Aina Azevedo

Alysson Camargo

Daniela Feriani

Fabiana Bruno

Hellen Fonseca

Kris Oliveira

Maíra Vale

Mariana Petroni

Suely Kofes

WebDesign, implantação e gestão de conteúdo:

Matheus Fred Schulze

Desenho do logotipo e home:

Aina Azevedo

Equipe inicial do projeto de criação da plataforma:

Aina Azevedo

Alexsânder Nakaóka

Andrea D’Amatto

Caroline Francischetti

Daniela Feriani

Gabriela Eliza dos Santos

Jefferson Carvalho

João Pedro Rangel

Kris Oliveira

Maíra Vale

Márcia Mansur

Mariana Petroni

Natalie Salazar

Website, arquitetura e implantação do projeto inicial:

Clarissa Reche

Comitê Científico

Antonio Guerreiro (UNICAMP, Brasil)

Christiano Key Tambascia (UNICAMP, Brasil)

Cornélia Eckert (UFRGS, Brasil)

Eduardo Viana Vargas (UFMG, Brasil)

Iara Lis Schiavinatto (UNICAMP, Brasil)

Mariano Baez (Centro de Investigaciones y Estudios
Superiores en Antropología Social -CIESAS, México)

Lisabete Coradini (UFRN, Brasil)

Luís Felipe Hirano (UFG, Brasil)

Óscar Guarín Martinez (Pontificia Universidad Javeriana, Colômbia)

Sylvia Caiuby Novaes (USP, Brasil)

Taniele Rui (UNICAMP, Brasil)

Como citar - Grafia em Linha

Seguindo as normas da ABNT para textos científicos, sugerimos algumas modalidades para citar ou referenciar a Grafia em linha como fonte de suas pesquisas:

 

 Para referenciar a base de dados (na bibliografia ou em notas de rodapé):

GRAFIA em linha. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH/LA’GRIMA, 2024. Disponível em:  http://grafiaemlinha.ifch.unicamp.br/. Acesso em: 17 maio 2024. Base de dados.

 

Estrutura:

NOME da base.  Local, Sigla do Estado: Editora ou responsável, ano. Disponível em: link da base. Acesso em: data mês ano de acesso. Base de dados.

 

Para referenciar a Base de dados no corpo de um texto científico:

(Grafia, 2024) ou Grafia (2024).

 

Para referenciar um documento da base de dados:

 

VÍDEOS

Referência:

CAMARGO, Alysson. Dança das águas marajoaras. In: Grafia em linha.   UNICAMP/IFCH/LA’GRIMA. 2018. 1 vídeo (0:40). Disponível em: http://grafiaemlinha.ifch.unicamp.br/XXXXXX.Acesso em:  13 maio 2024.

 

Estrutura: 

SOBRENOME, nome do autor. Título do vídeo. In: (nome da base). Local/responsável. Ano de publicação. 1 vídeo (duração). Disponível em: link. Acesso em: dia mês ano.

 

Na citação: 

Citar uma fala do vídeo (Camargo, 2018, 15s) ou Camargo (2018, 15s)

 

Estrutura:

Autor, ano, segundo e minutagem onde ocorre a fala citada.

 

FOTOGRAFIA

Referência:

CAMARGO, Alysson. Majoara I. 2018.  1 fotografia, 90cm x 90cm. In: Grafia em linha. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH/LA’GRIMA, 2018. Disponível em: http://grafiaemlinha.ifch.unicamp.br/XXXXXXXX. Acesso em: 17 maio 2024.

 

Estrutura: 

SOBRENOME, nome do autor. Título. Data. 1 fotografia,  descrição. In: Nome da base.  Local, sigla do estado: Editora ou responsável, ano. Local. Disponível em: link da base. Acesso em: data mês ano de acesso.

 

GRAVURA

Referência:

NIEMEYER, Ana de. Entardecer. 1 gravura, água-forte e água-tinta sem papel, 30x34cm. In: Grafia em linha. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH/LA’GRIMA, 2015. Disponível em:  http://grafiaemlinha.ifch.unicamp.br/XXXXXXXX. Acesso em: 17 maio 2024.

 

Estrutura:

SOBRENOME, nome do autor. Título. 1 gravura, descrição. In: Nome da base. Local, Sigla do Estado: Editora ou responsável, ano.  Disponível em: link da base. Acesso em: data mês ano de acesso.

 

MONOGRAFIAS 

Sugerimos que para publicações que constem no Repositório Institucional (https://repositorio.unicamp.br/) o link a ser utilizado no “Clique aqui!” seja o handle do RI.

 

Atualmente

KOFES, Maria Suely. Entre nos, os pobres, eles, os negros. 1976. 152 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1S46CuDlcG2wbf_rVinu2y18h6eLBOWmI/edit?usp=sharing&ouid=114237758913283585452&rtpof=true&sd=true

 

Sugestão da biblioteca

Referência:

KOFES, Maria Suely. Entre nos, os pobres, eles, os negros. 1976. 182 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576368. Acesso em: 20 maio 2024. 

 

Estrutura:

SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho. Ano de submissão. Número de folhas. Tipo de trabalho (Curso) –  Nome do instituto, Nome da instituição de ensino por extenso, local, sigla do estado, ano de submissão. Disponível em: link da base. Acesso em: data mês ano de acesso.

 

Na citação:

 

Citação direta: (Kofes, 1976, p.12)

Citação indireta: Kofes (1976)