Vislumbres | Traços | Sombras | Ruídos | Lapsos | Conexão | Composição-montagem | Camadas

Submissão

Antes de submeter um material para avaliação e publicação, sugerimos conhecer a plataforma, os conteúdos ali presentes, as descrições das tags e de cada sessão. 

Recomendamos que os trabalhos enviados estejam vinculados a pesquisas científicas ou artísticas, ou, ao menos, que indiquem desdobramentos de questões advindas de projetos em antropologia e áreas afins (como, por exemplo, filosofia, literatura, artes, etc.). Recomendamos também que os materiais revelem qualidade e um diálogo com a proposta conceitual/ experimental e/ou uma discussão das grafias como modos de ver, mostrar, conhecer, bem como com os argumentos propostos pelos seus autores.

A submissão de novos materiais acontece de modo periódico através de chamadas em aberto divulgadas pelas redes sociais (Instagram: @lagrimaifch) e deve ser enviada para: lagrimaifch@yahoo.com.br.

Por fim, leia atentamente as normas a seguir.

Galeria:

1.  Texto curto

  • Até 900 palavras + bibliografia; sem notas de rodapé + imagem (ns);
  • Arquivo docs contendo: título, autoria, data, palavras-chave (até 03), resumo do texto (até 150 palavras);
  • Texto em Word;
  • Imagem(ns) utilizada(s) (.png, .gif, .jpg, .jpeg, .ico) com boa resolução; 

2. Textos longos

  • Sem limites de palavras; bibliografia; notas de rodapé + imagem (ns);
  •  Texto em Word;
  • Arquivo docs contendo: título, autoria, data, palavras-chave (até 03), resumo do texto (até 150 palavras), imagem destaque e legenda (caso houver);
  • Imagem(ns) utilizada(s) (.png, .gif, .jpg, .jpeg, .ico) com boa resolução;

3. Imagem ou grupo de imagens

  • Imagem / imagens (.png, .gif, .jpg, .jpeg, .ico) com boa resolução. Caso for uma sequência de imagens, nomeá-las seguindo a ordem de apresentação (exemplo: imagem_01, imagem_02;
  •  Arquivo docs contendo: título, autoria, data, palavras-chave de busca (até 03), legenda da(s) imagem(ns) (caso houver) e breve descrição do material (até 150 palavras); 

4. Vídeo

  • Vídeo (.mov, .mpg, .flv, .m4v, .mp4, ogg, .ovg, .wmv) com boa resolução; 
  • Arquivo docs contendo: título, autoria, data, palavras-chave (até 03), imagem/frame do vídeo (com boa resolução) para ficar em destaque (.png, .gif, .jpg, .jpeg, .ico), legenda da imagem (caso houver) e breve descrição do material (até 150 palavras); 

5. Áudio

  • Áudio (.mp3); 
  • Arquivo docs contendo: título, autoria, data, palavras-chave (até 03), imagem destaque e legenda da imagem (caso houver), breve descrição do material (até 150 palavras);
  • Imagem destaque (.png, .gif, .jpg, .jpeg, .ico) com boa resolução: imagem que vai ser usada como capa do material e ficará visível na galeria; 
Manuscritos:

Textos, dissertações, teses e livros com o tema/uso das grafias e experimentações, nas áreas de Antropologia e afins (Artes, Literatura, Filosofia, História, Design). 

  • Arquivo docs contendo: título, autoria, resumo (até 320 palavras) e link para acessar o material. 
Posta-restante:

Imagem (desenho, fotografia, bordado, colagem, etc) que possa ser usada por outras pessoas para novas composições, grafias, montagens.

  • Arquivo docs contendo: título, autoria, breve descrição (até 150 palavras).
  • Imagem (.png, .gif, .jpg, .jpeg, .ico) com boa resolução.

Fotobiografia: por uma metodologia da estética em antropologia

Fabiana Bruno

As Fotobiografias de pessoas idosas apresentadas nesta tese nasceram de uma proposta metodológica a qual, sem desprezar o verbal, priorizou e deu confiança ao trabalho das imagens. Por serem carregadas de memórias, elas, as imagens, puderam, diferentemente do verbal, “refletir” e “pensar”, “redescobrir”, e “esquecer”, a memória de pessoas idosas. A pesquisa desenvolveu etapas de um percurso metodológico de natureza visual trabalhando com conjuntos fotográficos compostos por 20, 10 e 3 fotografias. Cinco Cadernos de Arranjos Visuais e cinco Fotobiografias acompanham a tese. Nelas, o verbal e o visual guardam em si, relevância singular, isto é, partilham diferentemente uma mesma tarefa: representar a vida de uma pessoa idosa como um pequeno filme, que ela monta, desmonta, remonta.

 

 Para ler o texto completo: Clique aqui!