Desenhar Como Quem Aprende A Escrever O Próprio Nome

Desenhar Como Quem Aprende A Escrever O Próprio Nome
rnld Nogueira
2024
Autoimagem; Desenho; Invenção de si.
O ensaio reúne desenhos de 2018 a 2024 que compõem investigação acerca da
autoimagem por meio de autorretratos. Cada prancha, contrastando os desenhos de
diferentes épocas, expõe como o ato do desenho muda em acordo com os momentos da
pesquisa e compõem o pensamento em curso. No trabalho com as imagems, assumo o
desenho como modo de dar forma (Ostrower, 2004) e me apropriar (Derdyk, 1989) da minha
própria imagem em um processo de invenção de si (Nogueira, 2023) materializado ainda na
grafia de meu nome.

Ruído

Ruído
Tatiana Lotierzo
2024

Essas fotos foram tiradas durante a pandemia de Covid-19. Em ambiente
rarefeito, fui pega por refrações mediadas por superfícies transparentes –
notadamente, lentes, vidros e sua capacidade de abrir diferentes modos de ver,
estar, aproximar-se e se afastar daquilo que é visto; refazer relações no
ambiente. Isso aconteceu quando percebi, por acaso, um potencial inesperado
da câmera de um celular antigo para fazer fotos com ruído (eu queria o ruído).
Tirei boa parte dessas fotos no carro, em movimento, com o vidro fechado, mas
houve também imagens tiradas de janelas.

Hêmba​

Hêmba Edgar Kanaykõ Xakriabá 2023 Os Xakriabá, assim dizem os mais velhos, são conhecidos como o povo do segredo. O segredo é importante para manter aquilo que somos, não no sentido de “preservar” e sim de cuidar, de ter consciência daquilo que é parte. É um tipo de conhecimento que não é transmitido nos mesmos […]

Três diários de grafias​

Composição-montagem | Camadas | Conexão | Vislumbres Três diários de grafias https://www.youtube.com/watch?si=7DW-eUo7ohc_jXWd&v=bcIfckwSrPE&feature=youtu.be&ab_channel=KrisH.Oliveira Kris Herik de Oliveira 2023 Palavras-chave de busca: Livro-objeto, Sexualidade, Leonilson Nesta pesquisa, percorro os processos de subjetivação e sujeição que compõem as sexualidades na atualidade, bem como as suas possibilidades de expressão. O objetivo central consistiu em cartografar as enunciações das sexualidades em narrativas […]

Uma montagem por fragmentos

Composição-montagem | Sombras | Vislumbres Uma montagem por fragmentos Daniela Feriani 2020 Imagem feita por Natalie Salazar: “eu me provoquei a fazer uma montagem para pensar montagem”. A impossibilidade de definir o fragmento sem romper com sua fragmentariedade. Delinear traços e características: queda, perda, falta e vulnerabilidade. Etimologia da noção de fragmento: ferida e abertura. Resistir […]

Sobre pérolas, botões, corpos e estrelas: uma montagem a partir do filme “O botão de pérola” (2015), de Patricio Guzmán.

Composição-montagem | Ruidos | Camadas | Traços  Sobre pérolas, botões, corpos e estrelas: uma montagem a partir do filme “O botão de pérola” (2015), de Patricio Guzmán. Fabiana Bruno 2020 Palavras-chave: montagem; cinema; fotografia; acervo fotográfico; descrição; imaginação; Patricio Guzmán Montagem feita a partir do filme “O botão de pérola” (2015), de Patricio Guzmán

Montagens que fazem ver: fios, sombras e estilhaços

Composição-montagem | Vislumbres | Camadas | Traços  Montagens que fazem ver: fios, sombras e estilhaços Daniela Feriani 2021 Palavras-chave: montagem; etnografia; doença de Alzheimer; demência; xamanismo. Resumo: O objetivo deste texto é mostrar como a montagem enquanto dispositivo de operação e modo de conhecimento contribuiu para fazer ver algumas relações inusitadas, obtusas, não óbvias (ou não dadas a […]

De Marte para a Terra​

Composição-montagem | Vislumbres | Lapsos | Sombras De Marte para a Terra Este texto é um dos produtos da pesquisa intitulada “Imágenes de Tiempos Futuros”, financiada pela Vice-Reitoria de Pesquisa da Pontificia Universidad Javeriana (Bogotá). É também o resultado de vários encontros em diferentes espaços dos quais os autores participaram em nome do SensoLab, um laboratório de […]

Montar, pensar, imaginar​

Composição-montagem | Camadas | Vislumbres Montar, pensar, imaginar Fabiana Bruno A partir da escolha de três montagens realizadas ao longo de minha trajetória de pesquisa na antropologia, mostro, em um texto que se pretende breve, como essas operações – ou atos – permitiram “tornar visível”, “fazer aparecer”, “fazer ver”: de um lado, o quê e […]

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